Corpus Christi 2020 – Data, Significados

No calendário católico a celebração de Corpus Christi relembra a morte e a ressurreição de Jesus Cristo exatamente 60 dias após a Páscoa. O evento é considerado pela igreja e pelos fiéis uma homenagem ao sacramento da Eucaristia que, por sua vez, simboliza o sangue e corpo de Cristo derramados em sacrifício para salvar a humanidade. Assim, é possível que todos se entreguem à Ele por meio do amor e, principalmente, da comunhão.

Em 2020 a comemoração de Corpus Christi será em 11 de junho, quinta-feira, assim como foi a Última Ceia de Jesus com os apóstolos. Desse modo, será possível renovar a relação com Ele e promover a reparação de alguns católicos pela falta de fé, pois não dão a devida importância para a consagração do pão e vinho. Assim, o evento faz com que a alma se preencha de graça e o penhor da vida eterna é dado para todos.

Corpus Christi 2020

Como surgiu a celebração de Corpus Christi?

Corpus Christi, expressão em latim que significa “corpo de Cristo“, é um dia religioso e totalmente dedicado à memória e devoção à Eucaristia.

A comemoração da data foi instituída pela igreja em 1264 após uma visão de Juliana de Mont Cornillon, religiosa agostiniana belga, e de um milagre eucarístico que ocorreu na cidade de Bolsena, na Itália.

Contudo, após a morte de papa Urbano IV, que definiu o evento pela primeira vez, a data foi reafirmada pelo Concílio de Vienne somente em 1311.

Durante anos, Juliana de Mont Cornillon teve visões acerca de mensagens divinas que evidenciaram a importância de se criar uma festa que celebrasse o sacramento da Eucaristia.

O milagre de Bolsena se deu após a hóstia consagrada derramar gotas de sangue, pois o Padre Pedro de Praga desconfiava da presença real de Cristo na Eucaristia.

Ambos os motivos foram suficientes para dar credibilidade e fortalecer o propósito de Corpus Christi.

Conheça os costumes da igreja para a celebração

No dia da celebração de Corpus Christi é tradição realizar procissões pelas vias públicas de diversos países adorando ao Santíssimo Sacramento.

O ato tem como objetivo promover entre os diocesanos a fraternidade e o espírito de unidade, reconhecendo o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Por isso, em 2020 não será diferente, todas as comunidades que comemoram a data participarão dos atos.

Para isso, os fiéis possuem o costume de criar tapetes de rua repletos de significados e simbologias. Todos coloridos e confeccionados com uma série de produtos como serragem, borra de café, areia, flores, entre outros elementos.

Assim, enquanto caminham podem entoar hinos de ação de graças e expressar o desejo de viver intimamente com Deus e em fraterna comunhão com os irmãos.

O significado e o propósito de Corpus Christi

Na Santa Ceia, quando Jesus repartiu o pão e o vinho entre os apóstolos, Ele estava instaurando o ritual da Eucaristia.

A prática consagra o pão como o corpo de Cristo, e o vinho como o sangue a fim de renovar o sacrifício de Jesus na cruz.

Desse modo, é possível aumentar a fé por parte dos cristãos, prosperar em virtudes e se redimir pelas ofensas ao Santíssimo Sacramento

Para além, é primordial evidenciar que na Eucaristia ocorre algo denominado como transubstanciação. Isso, se dá quando a hóstia e vinho transformam-se essencialmente na carne e no sangue de Cristo após serem consagrados.

Por isso, ainda em 2020 é de costume que durante a Eucaristia os católicos façam as orações em silêncio como forma de respeito e gratidão.

Como tornar a generosidade presente em 2020?

Da mesma forma que Jesus demonstrou generosidade durante a Última Ceia, repartindo o pão e vinho, é que os fiéis devem efetivamente fazer na Terra com os próprios irmãos, pois foi o principal ensinamento de Deus.

Quando Ele deu a vida para salvar a humanidade também pode-se perceber o mesmo ato, além de tantas outras ações feitas por Ele com o mesmo propósito: ajudar os mais necessitados.

Sendo assim, o que se espera de cada cristão em 2020 é que todos também se deem em generosidade e, assim, possam viver uma vida plena e livre de egoísmo.

Para além, é fundamental ter gratidão no coração para reconhecer os privilégios em que se vive e poder construir uma sociedade mais amável e respeitosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *