Dicas para lidar com pessoas que te incomodam para além das indiretas

Já enfrentaste pessoas que te incomodam? Tenho a certeza que todos nós já enfrentamos essas pessoas antes. Não faz mal quando temos de enfrentá-los uma ou duas vezes, mas há alturas em que estas pessoas imergem em facetas da nossa vida em que temos de lidar com elas numa base contínua. Eles podem ser associados de negócios, colegas, amigos, ou até mesmo familiares e parentes. Nesses casos, temos de aprender a lidar com eles. Aqui estão as minhas  dicas para lidar com essas pessoas. Afinal, eu sei bem que em algum momento será preciso ir além das frases de indiretas para tomar atitudes mais sérias e que realmente te causem algum efeito no convívio com aqueles inconvenientes.

1. Você só pode mudar a si mesmo

Ao lidar com as pessoas, lembre-se sempre que não é sobre mudar os outros, mas sobre mudar a si mesmo. Você pode tentar mudar os outros, mas você pode não conseguir fazê-lo. A melhor maneira de lidar com a situação é mudar a forma como você a percebe e como você reage a ela. Ao mudar isso, tudo o resto também mudará posteriormente.

2. Desenha os teus limites

Seja claro sobre o que você vai tolerar e o que você não vai tolerar. Então continua. Você tem seu próprio espaço pessoal e é seu perogativo proteger seu espaço. Ao traçar os limites, mesmo que apenas mentalmente, você é mais claro do tipo de comportamentos a esperar dos outros. Se você não fizer isso, é fácil para você ser empurrado por outros, especialmente desde que tais pessoas tendem a não estar conscientes dos limites pessoais. Vais acabar a encolher num canto e a sentir-te miserável, e não ias querer isso.

3. Seja sincero sobre a sua posição

Se a pessoa tem um histórico de derramamento em seu espaço pessoal, então deixe-a saber onde você está na próxima vez que você se comunicar. As pessoas não são leitores mentais, e às vezes elas podem não estar cientes de que estão infringindo o seu espaço. Dar à pessoa alguns indicadores ajudará. Se ele / ela tende a tomar muito do seu tempo, então deixe-o/ela saber que você tem XX minutos no início da conversa. Dessa forma, você está sendo justo informando-o com antecedência. Se você preferir se comunicar através de E-mail/texto/chat/outros canais, então deixe-o saber também. Se quiser fazer isso de forma amigável poderá mandar frases prontas para ajudar a iniciar a conversa sem ser de forma agressiva, muito menos usando redes públicas suas, prefira conversar diretamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *