Mercado de trabalho

Fiquei desempregado, e agora? Um guia para o que fazer!

Uma situação que nem sempre é algo desejado, porém, que pode ser esperado, principalmente no Brasil durante a grande pandemia do covid-19, que teima em assolar os lares dos brasileiros, ficar desempregado pode ser uma realidade mais próxima do que se gostaria que acontecesse.

Mas, você sabia que existem uma séries de benefícios e de programas que podem ser acionados para quem se encontra nessa situação? Veja aqui um guia completo do que pode ser feito, entenda como funciona o empregador web, quais são as ações de início de muito mais.

Fique de olho e não deixe de começar o quanto antes a fazer todos os procedimentos necessários.

Como funciona o empregador web?

Fiquei desempregado, e agora? Um guia para o que fazer!

O empregador Web é um sistema que foi criado pelo MTE – Ministério do Trabalho e do Emprego, para que o processo de recursos humanos por parte das empresas para com os trabalhadores, fique mais fácil do que nunca. Por meio desse sistema é possível começar a primeira etapa do seguro desemprego, além de que para as empresas, é possível fazer o controle da folha de pagamento de maneira correta e sem demais problemas.

Quando essas informações são centralizadas no portal, o Ministério do Trabalho gera uma economia de formulários e de tempo por parte de quem precisa fazer todo o procedimento, sendo que todo o processo de requisição e de acesso dos serviços é inteiramente online.

Assim, não é necessário se deslocar até algum lugar físico e muito menos a necessidade de ter que esperar em filas de maneira física, o que pode poupar e muito o tempo e paciência dos envolvidos.

Mas, é interessante que antes que se possa sair usando o aplicativo de maneira rápida, é preciso ter o certificado digital, sendo necessário para conseguir realizar demais transações por meio do app.

Como posso obter o certificado digital?

Além de efetuar seu cadastro direto no Empregador Web, é preciso que o certificado digital seja feito por meio do ICP – Infraestrutura de Chaves Públicas -, veja abaixo como funciona todo o procedimento para obter o seu:

  • Acesse sua lista de Autoridades Certificadoras – AC -, diretamente no Instituto Nacional de Tecnologia da Informação -, ITI, escolhendo por entre qual é a autoridade certificadora que você possui interesse;
  • Depois disso, você precisa solicitar o certificado para a AC;
  • Agora, será preciso apenas agendar uma data e um horário para comparecer em uma das AR, de forma a conseguir a validação das informações e o recolhimento dos dados biométricos – sejam eles digitais e a foto.

É importante destacar que cada uma das AC possuem autonomia para escolher qual será o valor do certificado digital, assim como as demais formas de pagamento. Dessa maneira, é preciso que você verifique previamente os preços de demais condições em qualquer uma das possibilidades, visto que isso irá garantir a melhor maneira para seu negócio.

Agora que você já sabe mais sobre como funciona o processo do empregador da web, é interessante que fique sempre de olho em demais oportunidades de emprego, visto que quanto mais rápido sua recolocação dentro do mercado do trabalho, maiores suas chances de conseguir empregos de maior qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *