Sem categoria

Quaresma 2020 – Data, História e Como Viver em Plenitude a Quaresma deste ano

A Quaresma é um tempo litúrgico determinado pelo calendário cristão que orienta e prepara os fiéis para celebrar a ressurreição de Jesus. No ano de 2020 esse período terá início no dia 26 de fevereiro, data denominada como quarta-feira de cinzas, e que tem como propósito alertar os religiosos sobre a finitude da vida e a remissão dos pecados.

Desse modo, durante o grande Ciclo Pascal àqueles que creem em Cristo são convidados a refletir sobre os próprios comportamentos, pensamentos e atitudes a fim de romper com os pecados e, assim, renovar e fortalecer os laços com a vida cristã. Para isso, é importante intensificar a prática dos princípios da igreja por meio de orações e penitências.

Conheça a Quaresma e a preparação para a Páscoa

Após passar por tantos sofrimentos e injustiças que culminaram em Sua morte, Cristo ressuscitou. A partir daí ficou claro para os fiéis que Ele estava salvando a humanidade, livrando todos do pecado e garantindo a vida eterna.

Como forma de gratidão e reconhecimento, os cristãos passaram a celebrar o significado e importância do ato de Jesus com o Tríduo Pascal.

Composto por três dias determinados como santos, quinta-feira, sexta-feira e sábado, o evento comemorava a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus.

Porém, 350 anos d.C. a igreja tomou ciência de que o período era curto e, consequentemente, insuficiente para uma preparação digna de tal acontecimento. Assim, ficou estabelecido 40 dias para as festividades

Os significados e curiosidades da Quaresma

O número 40 é bastante significativo em meio às Sagradas Escrituras, pois é representado pelo período do dilúvio, da peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos dias de Moisés e de Elias na montanha, dos dias que Jesus passou no deserto antes de iniciar a vida pública e dos 400 anos de estadia dos judeus no Egito.

Na Bíblia, o número 4 representa o universo material e, quando seguido por zeros, simboliza o tempo da vida na Terra levados com provas e dificuldades. Outra curiosidade é que na Quaresma o luto e a penitência são representados pela cor roxa.

Além disso, o termo que originou a palavra Quaresma na língua portuguesa tem origem no latim: quadragesima dies, tempo antecedente à Páscoa.

Em 2020 esse ciclo se encerra no dia 9 de abril, sem considerar os dias que fazem parte do Tríduo Pascal e os domingos, pois não possuem caráter penitencial.

Os benefícios das práticas quaresmais

  • A oração é uma das principais bases para o relacionamento com Deus, pois é nesse momento de reflexão, pedidos e agradecimentos que a fé se fortalece, as preces são atendidas e os pecados são perdoados;
  • A mortificação também tem grande relevância para essa época, pois com os sacrifícios diários nos momentos de desânimo e tristeza é possível compreender e aceitar os prazeres e as alegrias da vida com humildade;
  • A caridade também se apresenta como fator principal não só em tempo de Quaresma, mas em todo o ano. Sendo assim, é  importante se colocar no lugar do outro para entender as necessidades e poder contribuir;
  • O jejum e a abstinência são práticas que pretendem reparar os danos causados pelos pecados na Terra e, por isso, jovens a partir dos 14 anos e adultos entre 18 e 59, respectivamente, devem respeitar as ordens da igreja.

Como se apropriar da Quaresma durante 2020?

As pessoas estão acostumadas a estabelecer planos e metas quando um novo ano se inicia. Entre os desejos mais comuns estão levar uma vida mais leve, harmoniosa, pacífica, cheia de amor e livre de sentimentos negativos como ódio e rancor.

Contudo, diante das mazelas do mundo é difícil cumprir com os objetivos e, por isso, ter como base as premissas da Quaresma pode ser uma alternativa para 2020. Sendo assim, atender às mensagens expressas pelos Evangelhos e compreender a palavra de Deus pode assegurar um novo tempo de purificação e plenitude.

No entanto, para obter efetividade conforme os planos de Deus é fundamental abrir mão de costumes e ideologias que não compactuam com os ensinamentos d’Ele. Por isso, renunciar a qualquer presença de orgulho e tentação é uma oportunidade para ser humilde e seguir os passos de Jesus ao longo de todo o ano de 2020.

Além disso, é possível conquistar a felicidade e a realização pessoal diante da conversão ao Senhor e ao que Ele prega para o mundo.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *