Sem categoria

ENCCEJA: Como funciona? Para que serve?

O ENCCEJA é uma medida que torna mais fácil o processo escolar para aqueles que não conseguiram terminar os estudos. Se você, por algum motivo, não conseguiu terminar o Ensino Médio ou o Ensino Fundamental pode optar pelo ENCCEJA, um exame que testa seus conhecimentos sobre os conteúdos para que você consiga sua certificação.

Esse exame é voltado para as pessoas que não conseguiram se formar no tempo certo e tem pendências no Ensino, precisando de um diploma para conseguir emprego, mas não tendo tempo para voltar a estudar. Se inscreva no Encceja se este é o seu caso! Você pode ser beneficiado por esse programa e cortar parte de seus aborrecimentos com o futuro.

COMO FUNCIONA O ENCCEJA

O ENCCEJA um exame que dá o diploma de Ensino Médio ou Ensino Fundamental a pessoas que conseguirem uma boa média na prova. O exame é parecido com o do ENEM com conteúdos previstos pelo currículo mínimo correspondente com qual diploma você deseja conseguir. São quatro provas com 30 questões de múltipla escolha além de uma redação com o tema exposto somente no momento da prova.

CRONOGRAMA

O cronograma ENCCEJA é a relação das datas e das atividades previstas para o ano de 2020. É importante saber o cronograma ENCCEJA para não esquecer de nenhuma etapa da prova, pois isso pode fazer com que você seja desclassificado. Fique sempre de olho na página oficial do ENCCEJA para mudanças nas etapas. Segue o cronograma do ENCCEJA 2020:

  • De **/**/2020 a **/**/2020: Inscrição;

  • **/**/2020: Divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição;

  • **/**/2020: Aplicação das Provas;

  • **/**/2020: Divulgação dos Resultados.

INSCRIÇÃO

A inscrição no programa ENCCEJA garante a sua participação na prova! Com a inscrição você poderá fazer o exame e tentar receber sua certificação através do ENCCEJA caso o seu resultado seja o esperado para conseguir o diploma. Para fazer sua inscrição no ENCCEJA siga o passo a passo:

  • Acesse http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso;

  • Digite seu CPF e data de nascimento;

  • Preencha qual o nível de formação você deseja pegar o diploma pelo ENCCEJA;

  • Digite o local de sua preferência para fazer a prova;

  • Digite qual a instituição que você deseja que conste no diploma de sua formação;

  • Responda o questionário socioeconômico com veracidade;

  • Escolha uma senha e o login que utilizará. Anote-os. Pronto!

PROVA

A prova do ENCCEJA é composta por 120 questões de múltipla escolha, sendo 30 de cada disciplina. Além disso, há uma redação a qual o tema é exposto somente no momento da avaliação. As provas são aplicadas no período da manhã e da tarde no dia exposto no cronograma. Ela acontece nos dois turnos, mas é no mesmo dia.

A primeira parte da prova é pela manhã, de 9h às 13h, mas você precisa chegar no local de prova de 8h até 8h45. O período da tarde começa 14h30 e termina 20h30, a paus entre as duas provas é seu horário para almoço. Logo, você tem seis horas de prova ao total.

No Ensino Fundamental as provas da manhã são de Ciências da Natureza e Matemática e as da tarde são de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia. Já as provas do Ensino Médio pela manhã são de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. As da tarde são de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

LOCAL DE PROVA

O local de prova é a escola onde você fará a prova do ENCCEJA para conseguir seu diploma. A divulgação do local de prova ocorre um tempo antes da prova, ele estará em seu cartão de confirmação que, como já dito no cronograma, será divulgado no dia **/**/2020. Visite seu local de prova antes da data para se planejar e chegar na hora correta! Para consultar local de prova:

GABARITO

O gabarito ENCCEJA é um documento que constam as respostas das quatro provas aplicadas para conseguir o seu diploma. Ele serve para que você consiga comparar os seus resultados, com os resultados certos -o gabarito-, sabendo quantas questões você acertou no exame. Para consultar o gabarito:

RESULTADO

O resultado do ENCCEJA serve para saber se você foi aprovado ou não no exame, se poderá ou não pegar o seu diploma de Ensino Fundamental ou Ensino Médio. O resultado será divulgado **/**/2020 e você poderá visualizá-lo na própria página do ENCCEJA, http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial, preenchendo seus dados e consultando.

A prova do ENCCEJA pode facilitar a vida de muitos estudantes do Brasil, por isso, se você deseja seu diploma e tem enfrentado problemas pela ausência dele, faça o exame! Você não perde nada e pode conseguir a sua esperada certificação caso sua nota seja boa o bastante para isso.

Esteja sempre de olho no site do ENCCEJA e no cronograma para não perder nenhum prazo, pois isso pode gerar sua desclassificação. Estude e se prepare para a prova, faça-a com calma e leve água e lanches para se alimentar durante a prova e no tempo entre as avaliações. Agradecemos pela visita em nosso site, volte sempre!

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *