Nossa Senhora Aparecida – História, Oração, Simbologia

Considerada a rainha e padroeira do Brasil pelos católicos, Nossa Senhora Aparecida é título empregado à Maria, mãe de Jesus. Desde a primeira aparição de sua imagem no Brasil, em 1717, na cidade de Guaratinguetá, a rainha trouxe diversas bençãos e milagres para o país.

Por conta das intercessões realizadas por ela, em 1953 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) determinou um dia para homenageá-la, 12 de outubro. Desde então, a devoção dos brasileiros pela santa aumentou e, por consequência, o Brasil possui atualmente um dos maiores santuários mariano do mundo em homenagem à Nossa Senhora Aparecida.

Nossa Senhora Aparecida

A aparição de Nossa Senhora Aparecida

Em 1717, no rio Paraíba do Sul, três pescadores estavam em busca de peixes para servir em um banquete de recepção ao novo governador da capitania, dom Pedro Miguel de Almeida. Contudo, a falta de peixe fora de época era preocupante, mas não foi o suficiente para desanimar alguns dos pescadores.

Após diversas tentativas os pescadores lançaram a rede e capturaram a imagem de Nossa Senhora da Conceição, apenas o tronco. Surpresos, jogaram a rede novamente e acharam a parte faltante, a cabeça.

Depois disso os peixes surgiram em abundância e os homens tiveram certeza de que um milagre havia ocorrido. O nome Aparecida só foi atribuído à imagem por conta da forma em que foi encontrada.

A importância da santa na vida das pessoas

Após a primeira aparição de Nossa Senhora Aparecida os fiéis ficaram ainda mais devotos. Com isso, foram registrados inúmeros milagres ao longo dos tempos promovidos pela padroeira.

Um dos mais conhecidos se trata de um escravo que suplicou à imagem de Nossa Senhora que o libertasse e ela o fez, abrindo a corrente de aço imediatamente.

Outro fato bastante evidente conta sobre a história de uma menina cega que, ao visitar o santuário de Nossa Senhora Aparecida, milagrosamente retomou a visão ao perceber a beleza do local. Também é famosa a história das velas que se apagaram e se acenderam sozinhas e sem motivos durante a reza do terço.

Além desses milagres, existem outros tantos que retratam a importância da padroeira para os brasileiros. Desse modo, é possível reforçar a crença na santa e manter a esperança diante de momentos e situações difíceis, pois a intercessão ocorre para aqueles que alimentam a fé.

Por isso, muitas famílias pedem incansavelmente por milagres da santa para parentes e amigos doentes ou com problemas pessoais e financeiros.

Celebração à Nossa Senhora Aparecida

Quando se aproxima o dia 12 de outubro a igreja inicia o período de novena. Do dia 3 até 11 do mesmo mês são realizadas diversas orações a fim de pedir a benção e proteção da padroeira.

Em 2020 o tema determinado para a padroeira é ‘Com Maria, em família, revestir-se de Palavra’. Para além, são realizadas diversas missas e programações especiais por todo o Brasil.

A proposta da temática é aproximar o devoto da palavra de Deus e reforçar os laços com a família. Por isso, algumas palavras nortearão as reflexões da celebração e da novena de 2020, são elas: Maria, família, devoção, revestir-se da Palavra, Êxodo e Moisés.

A imagem e simbologia da padroeira do Brasil

Com cor terracota, flores no cabelo, coroa na cabeça, sorriso nos lábios e um manto azul, Nossa Senhora Aparecida foi moldada pelo monge benedito Frei Agostinho de Jesus com cerca de 4 kg e 40 cm de altura em argila. Sua imagem é um dos maiores símbolos de fé e amor, pois representa a mãe de Jesus Cristo, Maria.

Sempre fiel, servidora, intercessora, forte e destemida, a Virgem Maria acreditou em seu filho e nunca o abandonou. Com isso, representa a maternidade cristã, mas também é considerada uma das principais discípulas, pois compreendeu e aceitou à palavra de Deus.

Desse modo, em pleno 2020 os cristãos ainda invocam Nossa Senhora da Conceição Aparecida como auxiliadora, uma vez que reconhecem o amor materno por ela oferecido diante do socorro de seus filhos, sobretudo, quando a salvação eterna da humanidade está em jogo.

Há de se afirmar isso, pois em todos os momentos cruciais da vida terrena de Cristo ela esteve presente, ainda que discretamente. Assim, deixa-se claro que Maria mãe de Deus acolhe os pedidos de perdão dos crentes e o entrega às mãos de Cristo.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply